quarta-feira, 26 de maio de 2010

Diário de um jovem ator

Rafael Brits costuma dizer que sua vontade de atuar nasceu com ele. "Desde pequeno, sempre disse a todos que seria ator. Não pela fama, e sim por prazer em ver a resposta do público, seja rindo ou se emocionando. Acho mesmo fascinante", diz o rapaz, de 23 anos. Desde que começou a interpretar, Rafael já participou de diversas peças infantis e espetáculos de comédia, como o sucesso Pout-PourRir (que também produziu), Quem Ama Não Queima a Cara (em que deu vida o apresentador e a uma drag queen, nas fotos à esquerda e abaixo) e Prole de Narcisa (no papel de um velho escritor, na última foto que ilustra a matéria). As três peças citadas foram dirigidas por Afra Gomes e Leandro Goulart.

Te falar que ator rala pra caramba, hein? O nosso entrevistado fez também teatro de bonecos e atuou em festas, além de ter participado de um curta-metragem, Crianças Brincam Enquanto Dormem (de Ed Lopez). Ele pode ser visto ainda num vídeo - que até agora conta mais de 11 mil visualizações -, em que defende Vanusa, logo depois da polêmica aparição da cantora interpretando o hino nacional meio... alterada. Atualmente, Rafael cursa Publicidade e Propaganda numa universidade particular e estagia num canal de TV por assinatura. Apesar da paixão pelo teatro, o jovem fala que também pensa em trabalhar paralelamente na área em que está se graduando.

Para ele, um dos grandes problemas para quem quer viver de arte no Brasil é a falta de verba direcionada à cultura. "Existem muitos projetos de boa qualidade por aí lutando por patrocínio", afirma. Segundo o estudante, é comum que o próprio ator precise correr atrás de figurino e material cênico para as peças em que vai atuar, além de cuidar também da divulgação. O jovem destaca que, apesar das "panelinhas" que existem no teatro, há uma grande quantidade de opções de cultura no Rio de Janeiro e que tem muita coisa boa em cartaz por aí. No futuro, é bem possível que a presença de Rafael nos palcos se torne cada vez mais frequente. O público agradece.

Confira uma amostra das atuações de Rafael Brits:


Um comentário: